Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

ATENÇÃO!!! Decreto da Presidência da República altera regulamento de concessão do Benefício de Prestação Continuada

O Decreto nº 8.805 da Presidência da República, publicado no último dia 8 de julho, traz modificações importantes para os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

O BPC é um benefício individual. Garante a transferência de um salário mínimo à pessoa idosa, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, e à pessoa com deficiência de qualquer idade, que comprovem não possuir meios de se sustentar ou de ser sustentado pela família.

O decreto, de acordo com assessoria do deputado federal Eduardo Barbosa, que acompanhou os trâmites da proposta, reforça o controle e a transparência do Benefício de Prestação Continuada, e a nova regra, segundo eles, não implica em nenhum corte nos direitos das pessoas que preenchem os requisitos para obter o BPC.

Confira algumas das principais alterações:

1) Exigência de inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) para concessão, manutenção e revisão do BPC. Lembramos que até esta data, a inscrição dos beneficiários no CadÚnico era facultativa.

2) O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário irá convocar o atual beneficiário não inscrito para realizar a inscrição, e os já inscritos para a atualização no CadÚnico.

3) O beneficiário que não realizar a inscrição ou a atualização no prazo estabelecido na convocação terá o seu benefício suspenso.

4) Ato conjunto dos Ministros de Estado do Desenvolvimento Social e Agrário, da Fazenda e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, a ser editado até a entrada em vigor do Decreto n° 8.805, definirá cronograma de priorização para inscrição dos atuais beneficiários no CadÚnico, no prazo de até dois anos após a data de entrada em vigor do mesmo.

5) O Decreto nº 8.805 entra em vigor em cento e vinte dias após a data da sua publicação (publicado em 08/07/2016).

Para mais informações, acesse a íntegra do Decreto n° 8805, de 2016:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8805.htm

Tags:

Endereço:
Rua Pereira Filgueiras, 2243 • Fortaleza • CE
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(85) 32612222