A Fenapaes irá distribuir para sua rede brevemente a publicação Autogestão e Autodefensoria: conquistando autonomia e participação, 3º volume do Projeto Sinergia, que consiste em publicações técnicas para a rede Apaeana.
O livro traz uma coletânea de capítulos que são de extrema relevância e direcionam para a necessidade de refletir o papel e participação dos autodefensores no âmbito das instituições que representam. É de vital importância que as Apaes (presidência, diretoria, técnicos, pessoas com deficiência e suas famílias) se apropriem deste material para a criação e/ou fortalecimento do programa dentro da entidade.
Complementando o livro, disponibilizaremos um vídeo com os comentários de Eduardo Barbosa, Presidente da Fenapaes, sobre o Programa de Autogestão e Autodefensoria, confira no final da matéria!
Esperamos que estes materiais sejam de grande utilidade para a rede Apae, pois foram produzidos com a confiança de que este programa é uma das ações mais importantes das próximas décadas em que estaremos juntos na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Sobre o programa de Autogestão e Autodefensoria
Autodefensoria é um termo traduzido do inglês 'self - advocacy' (autoadvocacia) e diz respeito ao processo de autonomia e participação das pessoas com deficiência intelectual na luta pela defesa de seus direitos, expressando seus desejos, necessidades, idéias.
O Programa de Autodefensoria, criado pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), estruturou-se na medida que as Apaes oportunizaram aos seus alunos a participação nos debates sobre temáticas de interesse da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla nas políticas sociais. A missão dos autodefensores consiste na sugestão de ações que aperfeiçoem o atendimento e a participação das pessoas com deficiência intelectual e múltipla em todos os seguimentos da sociedade.