Paralelo ao XXIII Congresso Nacional das Apaes, aconteceu o IV Fórum Nacional de Autodefensores, um encontro dos Autodefensores das Apaes de todo o Brasil.
Os Autodefensores do Estado estiveram presentes no evento, Lúcio Flávio Gonçalves Dourado aluno da APAE de Juazeiro do Norte - CE e Marianne Melo Silva aluna da APAE de Fortaleza - CE.
No Fórum, os Autodefensores elaboraram a carta de recomendações de Vitória, um instrumento de consenso dos participantes, para tornar pública suas reivindicações, objetivando alcançar melhor qualidade de vida e espaço para o exercício de seus direitos e responsabilidades nas áreas da saúde, família, educação e trabalho.
O evento também contou com a escolha dos novos Autodefensores Nacionais, eleitos pelos Autodefensores Estaduais. A Federação Nacional das Apaes criou um software de sistema eletrônico eleitoral, que simulou o processo eleitoral utilizado pelo governo brasileiro. Essa foi uma grande inovação que garantiu ao processo o uso democrático da ferramenta e um processo limpo e organizado, com resultados seguros. A eleição dos Autodefensores nacionais foi ratificada na Assembléia Geral Ordinária, realizada no dia 06 de novembro, no próprio Congresso.
Foram eleitos, como Autodefensores Nacionais da Federação Nacional das Apaes, para o próximo triênio (2009-2011): Lucinéia Aparecida Martins de Souza (PR) e Cosme Silva Santos (ES).
Para acessar os resultados da eleição dos Autodefensores nacionais, escolha:
A Autodefensoria surgiu no Movimento Apaeano, com base na concepção do self advocacy, adotada em 1991, na Conferência Anual Norte Americana de People First, em Nashville, Estados Unidos. Este movimento vem se estruturando no mundo todo e nos países de língua espanhola, a denominação é Personas Primero.
A Rede Apae, atenta às tendências internacionais dos direitos humanos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, preocupa-se em despertar, dentro do grupo de alunos, lideranças que possam ajudar uns aos outros. O resultado é excelente: essas pessoas assumem o controle de suas vidas, lutam contra a discriminação e promovem a auto-defesa de seus direitos e de suas obrigações, com responsabilidade. Dar condições de expressarem aquilo em que acreditam é valorizar a condição humana das pessoas com deficiência.
O Fórum Nacional de Autodefensores foi realizado pela primeira vez, paralelamente ao Congresso Nacional das Apaes, em julho de 2001, na cidade de Fortaleza-CE. O II Fórum foi realizado em julho de 2003, em Bento Gonçalves-RS e o III, em novembro de 2005, na cidade de João Pessoa-PB. Todos eles aconteceram com muito sucesso e com número crescente de participantes.