Apae
29/09/2009
Link copiado com sucesso!!!
A XIX Olimpíada Nacional das Apaes, programada para acontecer de 13 a 18 de novembro de 2009 em Campo Grande - MS, sofrerá mudanças no local do evento e sua data de realização.
Após meses de luta para obtenção de patrocínio e apoio junto a iniciativa privada e governo (federal, estadual e municipal), que viabilizassem o evento, orçado em aproximadamente R$ 900.000,00 (novecentos mil reais), sem resultados positivos, a Fenapaes, juntamente com a Federação das Apaes do Estado do Mato Grosso do Sul e Apae de Campo Grande decidiram postergar a data do evento e mudar o estado onde o evento será realizado.
A Fenapaes e instituições parceiras não possuem o valor estimado para a realização do evento, que inclui hospedagem, alimentação, transporte local, itens de premiação, comunicação e secretaria. Com os recursos das mensalidades de suas filiadas e de campanhas de captação de recursos, a Fenapaes conta apenas com o indispensável para sua manutenção básica (folha de pagamento, água, luz, telefone, etc.), gerenciamento de projetos (Uniapae, Apae em Rede, Acompanhamento e Monitoramento de Ações e Sala de Soluções) e realização de obrigações estatutárias (reuniões de conselho, por exemplo). É importante ressaltar também que a inadimplência das Apaes junto a Fenapaes conta hoje com o índice aproximado de 58%.
Para viabilizar o evento, a Fenapaes apresentou o projeto da Olimpíada a dezenas de empresas, fundações e instituições governamentais, mas o cenário da crise financeira, ocorrido no final de 2008, que apenas recentemente apresentou sinais de melhoras, foi um dos argumentos mais fortes para a negativa de apoio. Além disso, a obtenção de recursos para realização de eventos tem sido cada vez mais difícil, pois os departamentos de marketing, que gerenciam as verbas de patrocínio, têm utilizado seus recursos em outras áreas de atuação.
Com um cenário repleto de impedimentos, será inviável realizar a XIX Olimpíada das Apaes no período e local planejados, uma vez que o estado do Mato Grosso do Sul passou pelas mesmas dificuldades encontradas pela Fenapaes junto a possíveis parceiros.
Diante disso, o Conselho de Administração da Fenapaes, reunido nos dias 25 e 26 de setembro, em Belo Horizonte – MG, aprovou a proposta de realizar a XIX Olimpíada Nacional das Apaes no período de 09 a 13 de dezembro de 2009 em Belo Horizonte - MG. A escolha do estado de Minas Gerais para sediar o evento ocorreu em face da boa estrutura física disponível no Sesc Venda Nova, localizado em Belo Horizonte, que possui toda a infra-estrutura hoteleira e esportiva para receber os participantes do evento, cerca de 1.300 pessoas. Com a mudança para o estado de Minas, nas condições e datas acima citadas, o evento passará a ter o custo de aproximadamente R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais), menos da metade do custo inicial.
A captação de recursos para realização do evento em Minas Gerais ainda será um grande desafio para a Fenapaes, Federação do Estado e Apae de Belo Horizonte. Para isso, as entidades já começaram a lutar pela conquista do financiamento da olimpíada. No entanto, todos os conselheiros estaduais foram conscientizados de que terão que contribuir financeiramente, de alguma forma, para viabilidade do evento.
A Fenapaes acredita que, mesmo com todas as dificuldades, será possível realizar o evento em dezembro. Lamentamos o transtorno causado às delegações que já haviam contratado seus transportes terrestres e aéreos, bem como planejado a data de novembro em seus calendários. Infelizmente são fatos que fogem da nossa competência e planejamento e que nos mostram um cenário cada vez mais difícil para o terceiro setor.
Em mais de 50 anos de existência, o movimento das Apaes já passou por inúmeros problemas, mas sempre superou todas as adversidades com muito empenho e dedicação de seus integrantes. Mais uma vez contamos com a compreensão e a garra de nossa rede para superar mais este desafio.
Abraço Fraterno,
Eduardo Barbosa
Presidente da Federação Nacional das Apaes
'Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual'