Apae
21/09/2011
Link copiado com sucesso!!!
Foto do Plenário Wlysses Guimarães - Câmara dos Deputados.
A Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência – 21 de Setembro foi realizada em tom de reverencia e respeito às pessoas com deficiência e suas lutas. O requerimento para a realização da Solenidade foi de autoria do Dep. Eduardo Barbosa e da Dep. Erika Kokay.
Dep. Eduardo Barbosa discursando na tribuna.
O Deputado Eduardo Barbosa, fez o primeiro discurso da Solenidade onde focou a historia de Sucesso das Organizações Sociais na atenção e atendimento das pessoas com deficiência no Brasil. Também reforçou a necessidade dos investimentos nestas entidades e também na melhoria das políticas públicas para as pessoas com deficiência promovidas pelo Governo e com respeito a vontade de todos.
Dep. Eduardo Barbosa presidindo a mesa diretora.
As Entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência também foram chamadas para compor a mesa diretiva. Estavam presentes a Federação Nacional das Apaes - Fenapaes, Organização Nacional dos Cegos do Brasil -ONCB, Organização de Entidades de Pessoas com Deficiência Física - ONEDEF, Federação Nacional das Associações Pestalozzi - FENASP, Confederação Brasileira de Basquete Ball em Cadeira de Rodas, Comitê Paraolímpico Brasileiro, dentre outras.
Sandra Marinho Costa, Secretaria Executiva da Fenapaes, representou o movimento apaeano recebendo o Certificado que confere a FENAPAES o título de honra ao mérito em reconhecimento a sua atuação em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. As outras entidades presentes além das indicadas que não puderam estar na solenidade também receberam o certificado em reconhecimento a sua atuação na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Foto da apresentação da Apae do Distrito Federal - Ao centro o Professor de Música Leonardo Bleggi.
Artistas da Apae do Distrito Federal no telão do Plenário.
Vídeo da apresentação da Apae do Distrito Federal.
Logo no início da solenidade a Apae do Distrito Federal fez uma emocionante apresentação musical com a coordenação do professor Leonardo. A apresentação foi aplaudida e com direito a pedidos de bis. Confira o vídeo neste site.
Deputada Rosinha da Adefal a caminho da mesa diretora.
Dep. Rosinha da Adefal sendo carregada para a mesa diretora
Deputada Rosinha da Adefal que teve de subir a tribuna carregada porque não existe rampa de acesso à mesa Diretora, disse que fez questão de subir carregada, apesar do risco, para que todos pudessem ver as dificuldades que as pessoas com deficiência passam no dia a dia. Informou também que já foram feitas adaptações arquitetônicas na Câmara e no Senado, mas a acessibilidade ainda não é plena.
Senador Wellington Dias também marcou presença e foi referenciado pelos integrantes da mesa como figura importante na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. O Senador informou que a Presidenta Dilma Rousseff vai apresentar o Plano Nacional para a Pessoa com Deficiência dia 28 de Setembro, e disse acreditar que esta data não será adiada.
A Deputada e Profa. Dorinha Seabra Rezende discursou e homenageou os professores brasileiros e também as Apaes pelos atendimentos promovidos as pessoas com deficiência que informou conhecer e respeitar, pela qualidade e também pela vanguarda.
Dep. Romário discursando na tribuna.
O Dep. Romário discursou em favor das pessoas com deficiência e disse que sua grande motivação é sua filha Ivy que nasceu com síndrome de down. Criticou a falta de acessibilidade arquitetônica para as pessoas com deficiência e solicitou atenção dos governantes ao fato. Agradeceu também ao Deputado Eduardo Barbosa pelo requerimento para realização da solenidade.
Deputado Walter Tosta é cadeirante e dentre outros temas solicitou que no próximo recesso parlamentar as obras de acessibilidade fossem realizada para garantir acessibilidade completa na Câmara e no Senado. Emocionado solicitou a todas as pessoas com deficiência que se filiem a partidos políticos de sua afinidade e busquem representatividade política para que possam conquistar e garantir espaços de acessibilidade e inclusão.
Dep. Erika Kokay presidindo a mesa diretora.
Em seu discurso, a Deputada Erika Kokay informou que as pessoas com deficiência devem ter o direito de escolher como ser tratadas, onde conviver e onde estudar e que os surdos, por exemplo, devem ser respeitados quando dizem que desejam uma escola especifica para eles. A Deputada convidou a todos para participar de uma exposição na Câmara dos Deputados, cuja abertura será no dia 21 de setembro, propondo que na abertura do evento, os deputados e senadores presentes possam experimentar a vivência da deficiência, utilizando vendas nos olhos ou cadeiras de rodas. A exposição poderá ser visitada no Salão Branco da Câmara dos Deputados no período de 21 a 30 de setembro de 2011.
A Deputada encerrou a solenidade solicitando que os parlamentares se esforçassem para que o Brasil seja conhecido como um país que cumpre o que a Constituição determina sobre os direitos das pessoas com deficiência.