A Federação Nacional das Apaes-Fenapaes realizou no SESC de Venda Nova, em Belo Horizonte-MG, uma oficina com dirigentes do Movimento Apaeano, nos dias 25 e 26 de setembro do ano em curso, para debater questões sobre a identidade e caracterização das ONGs, com foco nas entidades filantrópicas.
Estiveram presentes cerca de 45 participantes, dentre presidentes das Federações dos Estados, presidentes das Apaes das capitais e membros da Diretoria Executiva da Fenapaes. O evento foi prestigiado por dois convidados que proferiram palestras aos dirigentes: o Prof. Dr. Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, professor da PUC de Minas Gerais e o Dr. Fernando Alves, presidente da ONG Rede Cidadã. Para melhor embasar as discussões, um texto elaborado pela equipe técnica da Fenapaes foi disponibilizado aos participantes, com questionamentos alusivos às temáticas desenvolvidas no encontro.
Os debates transcorreram em clima de envolvimento e sinergia, coordenado pelo presidente da Fenapaes, deputado Eduardo Barbosa, com o apoio de sua equipe e da Federação das Apaes do Estado de Minhas Gerais. A ampla participação dos presentes, dinamizada pelo envolvimento de todos à causa da pessoa com deficiência permitiu debates edificantes, onde foram tematizados modelos de gestão, identidade institucional, papel das ONGs, dentre outros, reafirmando a identidade do Movimento Apaeano, bem como a sustentabilidade das ações e compromissos que materizalizam sua missão na atualidade, além de perspectivas e rumos a serem tomados pela Rede.