Projeto que identifica, reconhece e fortalece as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em sua próprias comunidades.
É a merecida valorização às escolas que promovem a construção de uma aliança arrojada entre os saberes curriculares e a prática social transformadora.
O Selo Escola Solidária foi criado em 2003 e acontece a cada dois anos. Até hoje foram quatro edições totalizando 16.181 de escolas reconhecidas.
O projeto é voltado para todas as escolas de educação básica (da educação infantil ao ensino médio), públicas e particulares.
Objetivos gerais do Selo Escola Solidária
Reconhecer e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade;
Propiciar a troca de experiências e articulações entre Escolas Solidárias;
Reconhecer e divulgar as ações e os projetos de voluntariado educativo exemplares;
Incentivar a prática do voluntariado educativo como ferramenta formativa;
Qualificar a formação integral dos alunos;
Criar uma rede de escolas solidárias.
Rede de Escolas Solidárias
A partir do momento em que a escola é reconhecida pelo Selo Escola Solidária, ela passa a fazer parte da Rede de Escolas Solidárias. A Rede é um espaço para a divulgação dos projetos e ações de voluntariado educativo. Ao participar da Rede, a escola conhece outras experiências, vê a diversidade de atividades que ocorrem pelo país e encontra soluções para questões semelhantes.
Atualmente no site do Faça Parte é possível conhecer 11.337 ações e projetos de Escolas Solidárias das edições do Selo 2007 e 2009. Contudo, esse número tende a crescer rapidamente. A partir de agora, todas as escolas podem cadastrar novos projetos. Participe!