Desde sua instituição a Rede Apae comemora a Semana Nacional do Excepcional, no período de 21 a 28 de agosto. A Semana tornou-se um importante espaço de interlocução com a sociedade em geral, visando à promoção humana e inclusão social da pessoa com deficiência.
Atenta às mudanças que ocorreram ao longo dos anos, a Federação Nacional das Apaes decidiu inovar este ano e mudar o nome deste importante evento de nossa Rede para Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Destacam-se os fatores que levaram a Federação Nacional a esta reflexão e, conseqüentemente, mudança no nome da Semana. Um deles diz respeito ao uso do termo excepcional. Na década de 1970, um importante estudo realizado no Reino Unido, o Relatório Warnock, recomendava a substituição do termo. Em seu lugar, a expressão necessidades educacionais especiais foi indicada e acolhida na Declaração de Salamanca nos anos 90. Por sua vez, a expressão deficiência intelectual foi empregada em substituição à deficiência mental nas discussões e no texto da Declaração de Montreal sobre a Deficiência Intelectual em 2004. Por fim, é importante ressaltar que a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, promulgada por Decreto Legislativo em 2008, adota a expressão pessoa com deficiência para se referir ao público antes tratadocomo excepcional.
Sabemos que expressões, termos, palavras podem ajudar ou não naformação da consciência social em relação à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Pensando nisso, fizemos a mudança levando em conta o desuso do termo excepcional e a oportunidade de darmos foco à população específica ao qual se dedica prioritariamente a Rede Apae e em prestígio à decisão coletiva, externada na enquete que mobilizou a Rede Apae, sendo que a maior parte dos participantes, representados por56,65% dos votos, respondeu que concordava com a mudança. Ressaltamos ainda, que a mudança se deu apenas no nome da Semana e que,portanto, seus objetivos e formato continuam os mesmos.
E para celebrarmos esta mudança, escolhemos o seguinte tema de mobilização para as atividades que serão desenvolvidas durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla: AUTOGESTÃO E AUTODEFENSORES: CONQUISTANDO CAMINHOS PARA SER E CONVIVER.
Para apoiá-los na construção das atividades a serem desenvolvidas nas Apaes, por ocasião da Semana Nacional, encaminhamos um texto referente ao tema adotado.
Por fim, solicitamos a todas as Apaes que nos encaminhem pelo endereço eletrônico: institucional@apaebrasil.org.br ou pelo fax (61) 3223- 8072 as programações da Semana para que possamos sistematizar e divulgar.
Abraço fraterno,
Eduardo Barbosa
Presidente da Federação Nacional das APAEs
'Autogestão e Autodefensores: Conquistando caminhos para ser e conviver'