O Movimento Apaeano comemora a Semana Nacional do Excepcional desde sua instituição em 1964, como espaço de compartilhamento interno e de interlocução com a sociedade em geral, visando à promoção humana e inclusão social da pessoa com deficiência. Anualmente os temas são atualizados, buscando a modernização das idéias e ações, para o alcance de suas finalidades.
Em 2009 chegou o momento de repensar o próprio nome da Semana.
Para reflexão, lembramos dois momentos. O uso do termo excepcional foi recomendado para substituição desde a década de 1970 no Relatório Warnock, importante estudo realizado no Reino Unido. Em seu lugar, a expressão necessidades educacionais especiais foi indicada, acolhida na Declaração de Salamanca nos anos 90. Por sua vez, a expressão deficiência intelectual foi empregada em substituição à deficiência mental nas discussões e no texto da Declaração de Montreal sobre a Deficiência Intelectual em 2004.
Atentos à importância das especificidades semânticas e à sua influência na formação da consciência social, pensamos na mudança de nome da Semana, levando em conta o desuso do termo excepcional e a oportunidade de darmos foco ao público ao qual se dedica o Movimento Apaeano.
Não abrimos mão de privilegiar a decisão coletiva, como temos feito nas questões que mobilizam os interesses e as ações da Rede. Por isso, foi publicada, em fevereiro de 2009, uma enquete no site www.apaebrasil.org.br que perguntava ao nosso público: Você concorda com a mudança do nome Semana Nacional do Excepcional para Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual?
Com 1.915 participações, a maior parte dos participantes - 1.085 votos (56,65%), respondeu que concorda com a mudança. Já 830 participantes (43,35%) discordaram sobre a modificação do nome da Semana.
Olhando para o futuro na busca de novas conquistas e atentos às mudanças que nos fazem buscar novos caminhos para a melhoria do atendimento de nosso público a Semana Nacional do Excepcional agora é Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.